Combata a foliculite

Você já percebeu o surgimento de alguns carocinhos vermelhos na sua pele, parecidos com uma espinha, principalmente após a depilação ou o barbear? Eles podem ser um sinal de foliculite, que é uma inflamação bastante comum nos folículos pilosos. Geralmente, ela é causada por bactéria, fungo, vírus ou, ainda, pelos encravados.

A maioria dos casos de foliculite é superficial, não tendo muitas consequências além do incômodo e do aspecto áspero e irritado da pele. Mas algumas pessoas podem sentir dor, coceira e sofrer com esse desconforto de maneira recorrente, sendo necessário o acompanhamento médico, além de tratamento.

As áreas do corpo mais propensas a essa inflamação são face, couro cabeludo, axilas, coxas, nádegas e virilha. São regiões que podem ser contaminadas mais facilmente, devido ao atrito da roupa com a pele, ao excesso de umidade e ao suor. É por isso que a época de calor é a mais propensa ao surgimento da foliculite.

Os métodos depilatórios com cera ou lâmina também podem desencadear o problema. Eles costumam incidir no crescimento dos pelos, que tendem a ficar presos dentro dos folículos, os chamados “pelos encravados”, e podem causar uma inflamação crônica.

Como evitar a foliculite

Qualquer pessoa pode desenvolver foliculite, em qualquer momento da vida. Alguns cuidados simples evitam o incômodo e a reincidência de novos casos de infecção:

  • Mantenha a pele sempre limpa, seca e hidratada.
  • Faça a barba com cuidado, usando gel de barbear, espuma ou sabão para que as lâminas fiquem lubrificadas, e descarte-as após o uso. Se puder, dê preferência ao barbeador elétrico.
  • Esfolie a pele três dias antes da depilação e 10 dias após, para eliminar as células mortas.
  • Opte por roupas leves e tecidos macios, como o algodão, e evite roupas apertadas.
  • Não fique com a roupa de banho molhada por muito tempo.
  • Não esprema a área inflamada de maneira alguma, isso gera ainda mais irritação na pele.

 

Tratando a foliculite

A maneira mais eficiente de tratar a foliculite crônica é com a depilação a laser. O método elimina os folículos pilosos, e consequentemente os pelos, evitando os problemas inflamatórios. O laser apresenta excelentes resultados já nas primeiras sessões.

Paralelo ao tratamento com o laser, recomenda-se manter a pele limpa. O sabonete líquido Gicotrat, da linha DermoEstetique, promove um “peeling biológico”, diminuindo a espessura da camada mais externa da pele e auxiliando no crescimento correto do pelo. Além disso, o produto garante a hidratação da pele sem o aumento de oleosidade, devido à sua composição com glicerina.

Outro aliado do tratamento da foliculite é o peeling corporal e facial. Alguns têm características secativas que contribuem para a redução e controle da inflamação. Eles também auxiliam no combate à proliferação bacteriana e deixam a pele mais lisa e macia.

A Dr. Laser tem os melhores e mais modernos tratamentos estéticos e de depilação a laser para os cuidados com o seu bem-estar, saúde e estética. Agende a sua avaliação estética!